Olá galera,
Nosso grande escolhido da semana é Sócrates, um dos filósofos mais conhecidos do mundo.
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos foram sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, gostava de levar conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos, mas conhecemos suas ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes.
"Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC."
Podemos ver que a maioria do filósofos tinham uma visão muito a frente de seu tempo e talvez por isso não tenham sido valorizados em vida, a sociedade demorou enxergar o que eles ja haviam enxergado lá atras, umas das frases mais conhecidas de Sócrates é: "Só sei que nada sei." Talvez as coisas seriam diferentes se mais pessoas se afetassem por essa frase, admitissem sua ignorância e se abrissem a novas ideias, é muito comum pensadores que morreram "loucos" e foram repugnados pela sociedade, justamente por essa dificuldade das pessoas de se abrirem a novas ideias, e persistirem em um comportamento conservador que não nos leva a evolução nenhuma.
Abaixo citaremos algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates, tente refletir e entender o que ele realmente quis dizer com cada uma dela.
- A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.
- A palavra é o fio de ouro do pensamento.
- Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
- É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
- Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.
- A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.
- O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
- Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
- Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
- Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
- O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
- A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
- Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
- Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
- Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
- Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
- Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.
"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos."
"Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos."
"Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo."
"O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele."
"A vida sem ciência é uma espécie de morte."
"A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte."
"A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser."
"Só sei que nada sei."
"O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter."
Paradoxo Socrático
“Os paradoxos socráticos” são posições éticas defendidas por Sócrates que vão contra (para) a opinião (doxa) comum. Os principais paradoxos são:- "A virtude é um conhecimento";
- "Ninguém faz o mal voluntariamente";
- "As virtudes constituem uma unidade";
- "É preferível sofrer injustiça do que cometê-la" (Górgias 469 b-c) ou "jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal" (Críton 49 c-d).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
http://www.suapesquisa.com/socrates/
http://www.infoescola.com/filosofia/socrates/
http://pensador.uol.com.br/autor/socrates/

ok.
ResponderExcluir